quinta-feira, 19 de maio de 2011

Projeto - 3º ano

< Retornar à página anterior


Tema: Interpretação de tirinhas da Turma da Mônica.

Professora: Adriana do Valle Colmanetti

Turma: 3os anos do Ensino Fundamental

Período: Matutino e Vespertino


Descrição

As histórias em quadrinhos carregam grandes possibilidades de trabalho com texto, pois tem uma linguagem própria, aliando recursos de imagem e texto, apresentando histórias com textos curtos e sendo muito atraentes às crianças.

Sendo o computador uma ferramenta indiscutivelmente irresistível e com recursos áudio visuais fantásticos, a leitura on line torna-se com plena certeza algo fenomenal no aprendizado e interesse dos alunos.

Trabalhamos com o Portal da turma da Mônica, com os quadrinhos semanais.

Os alunos escolhiam semanalmente, 02 histórias para ler e posteriormente interpretar o que leu e o que gostou.

Depois dessa leitura on line, trabalhamos com a interpretação das tirinhas do Portal, onde cada aluno escolhia a sua própria tirinha e interpretava.

As tirinhas são formas objetivas e curtas de historinhas, e por esse motivo são atraentes e envolvem os alunos para que possam interpretá-las de acordo com sua criatividade.

Objetivos

Incentivar a leitura

Estimular a escrita

Trabalhar corretamente com a digitação das palavras.

Incentivar a criatividade da criança

Fazer com que o aluno escreva corretamente seu nome utilizando as letras maiúsculas e minúsculas

Manusear com precisão o teclado

Estimular a criatividade do aluno


Atividade

Os alunos fizeram a leitura on line dos gibis do Portal Turma da Mônica, para poderem conhecer o universo das histórias em quadrinhos.

A próxima tarefa foi aprender a interpretar as tirinhas, identificando cenas e posteriormente escrevendo de forma criativa, histórias curtas, interpretando cenas de acordo com sua imaginação.



Nadando no lago

Em um lindo dia de sol, Cebolinha resolveu ir nadar no lago.

Nadar, que nada!, Cebolinha nem sabia nadar e resolveu furar a boia de Mônica.

No dia seguinte Mônica resolveu chamar Magali para nadar e Cebolinha chamou Cascão, e a Mônica muito espertinhas tinha aprendido a ndar e deu a boia par Magali e Cascão falou:

_ Vai embora, aqui só tem três pessoas legais.

Mônica muito triste deu a boia à Cebolinha e disse:

_ Cebolinha, nade você!

Na hora em que Mônica jogou: pof!

A boia murchou e Cebolinha afogou!

Assim que Mônica saiu disse

_ Mexeu comigo, mexeu com você!

Vitoria Borba – 3º ano B


Mônica, Cebolinha e Magali.

Certo dia a Mônica pediu para sua mãe deixar ela regar as flores dela.

Então Mônica foi e depois de alguns minutos, o Cebolinha chegou foi uma alegria para a Mônica .

Depois a Magali chegou, do tanto que ela é gulosa a Magali plantou couve- flor para comer e falou para seus amigos :

_ Amigos estou plantando isso, por causa que estou com fome.

Então os amigos foram tomar um sorvete e depois ela foi para casa, e falou:

_ Mamãe, eu me diverti muito.

Ana Júlia Martins Crosara – 3º ano B

A Magali e o Cebolinha.

Certo dia a Magali foi até a casa de Cebolinha chamá-lo para dar um passeio no parque.

Magali estava sentindo o cheirinho da pipoca e falou:

_ Cebolinha vamos comer uma pipoca, e o Cebolinha falou:

_ Sim clalo Magali, vamos sim, mas onde tem pipoca Magali, e ela falou:

_ Ali, ali Cebolinha, é só atravessar a calçada.

Ela e o Cebolinha foram até lá na pipoca e o Cebolinha falou:

_ Moço eu quelo um saquinho de pipoca cololida, e o moço falou:

_ E a garotinha quer o quê?

A Magali respondeu:

_ Eu também quero um saquinho de pipoca colorida.

O moço respondeu:

_ Acabou mocinha!

E a Magali ficou tão triste que deixou o Cebolinha na mão.


Analice Lopes Orlando Bessa e Ana Júlia Martins Crosara

3º ano B

Nenhum comentário:

Postar um comentário